PID: Permissão Internacional para Digirir - Saiba mais...
O QUE É PID?
Documento internacional para o motorista dirigir em país estrangeiro quando lá permanecer por mais de 180 dias. Confirme o prazo no consulado do país a ser visitado.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mudou o formato da Permissão Internacional para Dirigir (PID), um documento que serve como uma "tradução" da carteira de habilitação em mais de 130 países (veja quais).

Nos demais países não é permitido dirigir nem com a CNH, nem com a PID, apenas fazendo o processo de habilitação local. Para ir tranquilo, informe-se sobre as exigências no consulado de cada país antes de viajar.
O QUE MUDOU?
Validade reduzida: Antes, a PID tinha a mesma validade da CNH. Ou seja, se o motorista emitisse a PID logo depois de renovar a carteira, a permissão internacional expiraria junto a CNH em cinco anos.
Agora, o documento internacional é válido por três anos no máximo ou até a expiração da CNH, o que ocorrer primeiro.
CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA EMISSÃO DE PID
Ter habilitação com foto em situação regular (nem suspensa, nem cassada)
Ter habilitação no prazo de validade
Ter habilitação emitida pelo Detran.SP
Ter habilitação sem processo de mudança de categoria
Em São Paulo, o documento internacional sai por R$ 275,77,mais taxa de entrega pelos Correios de R$ 11 (As taxas do Detran.SP devem ser pagas em um dos bancos conveniados e registradas pelo CPF do motorista.)
A PID deve ser retirada obrigatoriamente no mesmo estado de registro da CNH. Caso tenha mudado, será preciso primeiro transferir o registro.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - original e cópia simples
Comprovante de pagamento da taxa Detran.SP - original.
QUANTO TEMPO DEMORA A EMISSÃO DE PID?
Receba o documento no endereço cadastrado no Detran.SP em até sete dias úteis ou, caso tenha escolhido retirá-lo pessoalmente, vá ao mesmo local onde você solicitou o serviço no prazo informado.
ONDE SOLICITAR?
Via internet, pessoalmente na unidade do Detran-SP ou na unidade do Poupatempo.
Não sou habilitado no Brasil e possuo a Permissão Internacional para Dirigir emitida por outro país dentro da validade. O que fazer?
Para quem não possui a CNH brasileira, mas já tem a Permissão Internacional para Dirigir (PID) emitida em outro país que assine a Convenção de Viena ou atenda ao princípio de reciprocidade com o Brasil (ver lista de países), para conduzir no Estado de São Paulo será necessário apenas portar a PID, expedida pelo país de origem, dentro do seu prazo de validade.
[Fonte: Detran SP]