PID: Permissão Internacional para Digirir - Saiba mais...

December 22, 2017

O QUE É PID?

 

Documento internacional para o motorista dirigir em país estrangeiro quando lá permanecer por mais de 180 dias. Confirme o prazo no consulado do país a ser visitado.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mudou o formato da Permissão Internacional para Dirigir (PID), um documento que serve como uma "tradução" da carteira de habilitação em mais de 130 países (veja quais).

 

Nos demais países não é permitido dirigir nem com a CNH, nem com a PID, apenas fazendo o processo de habilitação local. Para ir tranquilo, informe-se sobre as exigências no consulado de cada país antes de viajar.

 

 

O QUE MUDOU?

 

Validade reduzida:  Antes, a PID tinha a mesma validade da CNH. Ou seja, se o motorista emitisse a PID logo depois de renovar a carteira, a permissão internacional expiraria junto a CNH em cinco anos.

Agora, o documento internacional é válido por três anos no máximo ou até a expiração da CNH, o que ocorrer primeiro.

 

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA EMISSÃO DE PID

 

  • Ter habilitação com foto em situação regular (nem suspensa, nem cassada)

  • Ter habilitação no prazo de validade

  • Ter habilitação emitida pelo Detran.SP

  • Ter habilitação sem processo de mudança de categoria

 

Em São Paulo, o documento internacional sai por R$ 275,77,mais taxa de entrega pelos Correios de R$ 11 (As taxas do Detran.SP devem ser pagas em um dos bancos conveniados e registradas pelo CPF do motorista.)

 

A PID deve ser retirada obrigatoriamente no mesmo estado de registro da CNH. Caso tenha mudado, será preciso primeiro transferir o registro.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

 

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - original e cópia simples 

  • Comprovante de pagamento da taxa Detran.SP - original.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

 

QUANTO TEMPO DEMORA A EMISSÃO DE PID?

 

Receba o documento no endereço cadastrado no Detran.SP em até sete dias úteis ou, caso tenha escolhido retirá-lo pessoalmente, vá ao mesmo local onde você solicitou o serviço no prazo informado.

 

ONDE SOLICITAR?

 

Via internet, pessoalmente na unidade do Detran-SP ou na unidade do Poupatempo. 

 

Não sou habilitado no Brasil e possuo a Permissão Internacional para Dirigir emitida por outro país dentro da validade. O que fazer?

 

Para quem não possui a CNH brasileira, mas já tem a Permissão Internacional para Dirigir (PID) emitida em outro país que assine a Convenção de Viena ou atenda ao princípio de reciprocidade com o Brasil (ver lista de países), para conduzir no Estado de São Paulo será necessário apenas portar a PID, expedida pelo país de origem, dentro do seu prazo de validade.

 

[Fonte: Detran SP]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo por qualquer meio existente e para qualquer finalidade, sem autorização por escrito de seu autor.  

Please reload

Please reload